Vai ter Feliz dia da Mulher sim, porra!

Eu já fui daquelas que achava ridículo comemorar o dia da mulher. Já recusei flor em posto de gasolina acusando o pobre do frentista de ser machista. Fico horrorizada quando eu vejo alguns posts antigos meus sobre isso (apesar de eu continuar sendo contra receber flores que não estão plantadas, mas por outros motivos).

No alto da minha juventude privilegiada, branca, hétero, de classe média alta brasileira, eu não conseguia entender o porquê daquele escarcéu todo em torno do dia da mulher.

Mas felizmente a gente cresce, vive e aprende. E se tem uma coisa que eu aprendi é que o dia da mulher, mais do que um dia de celebração, é um dia de luta. Um dia de lembrar que nós mulheres, privilegiadas ou não, ainda não vivemos em uma sociedade igualitária, que valoriza a mulher da mesma forma que valoriza o homem. Tá aí o Covid pra provar, é só dar um Google, em qualquer idioma, para encontrar estudos e artigos mostrando como as mulheres estão sofrendo mais com o Covid. Não pela doença em si, mas porém terem que trabalhar e ainda cuidar da casa e dos filhos durante os períodos de confinamente e toda a pandemia. Sem contar o aumento nos casos de violência doméstica.

Por experiência eu só posso falar da minha, que continua sendo de privilégio, muito privilégio. Mas mesmo assim é fácil lembrar de várias situações em que eu me senti diminuída, fui levada a pensar que eu era menos capaz ou merecia menos do que um homem, simplesmente porque ele era homem. Lembro de situações de assédio na rua, na academia, no shopping e em vários outros lugares.

Há alguns anos, talvez uns cinco, eu entrei em um grupo de whatsapp de um pessoal que estudou comigo no colégio, na sexta-série, quando tínhamos uns 12 anos. O grupo começou super divertido, todo mundo relembrando histórias, mandando fotos e tals. Até que em certo momento um cara, que eu não conhecia porque não era da minha turma, mandou uma piadinha machista. Esse cara era candidato a vereador pelo Partido Novo em Porto Alegre e há tempos já vinha fazendo sua propagando política no grupo e dizendo que o Novo era diferente e aquilo tudo que vocês já sabem. Pois bem, assim que ele mandou a piada eu respondi que não tinha gostado, que a piada era machista e que pra quem se dizia representante de um partido diferente ele estava fazendo tudo igual.

Começou um fuzuê no grupo de pessoas defendendo ELE!! Dizendo que era só uma brincadeira, que agora não pode mais fazer piada com nada e etc. Eu fiquei chateada e saí, mas algumas amigas que ficaram no grupo me contaram que depois que eu saí eu fui xingada de vaca e outras coisas por mulheres, MULHERES!

Eu lembro sempre desse episódio com muita tristeza, porque piadinhas machistas inocentes são um jeito eficiente de perpetuar o machismo, assim como músicas, filmes e qualquer outro tipo de arte que seja de fácil acesso às pessoas. Uma piadinha, uma música, um filme, não criam uma cultura, mas um conjunto deles, sendo espalhado constantemente para mulheres e homens, normaliza aquele conteúdo, faz parecer que as coisas são como são.

Eu estou fazendo o meu melhor para criar na minha filha um pensamento de igualdade, de que ela pode ser quem e o que ela quiser e de que machismo não é o normal. Não sei se eu vou conseguir, mas eu vou tentar muito.

E para todas as mulheres, as que já descobriram o quão machista esse mundo é e as que ainda acham que estão em status de igualdade, eu desejo um Feliz Dia da Mulher. Que tenhamos força para lutar, que criemos nossas crianças para lutarem e que não fiquemos caladas diante de piadinhas machistas inocentes, porque é assim que os machistas seguem ganhando.

Um beijo a todas as mulheres e fodam-se os machistas.

Um comentário sobre “Vai ter Feliz dia da Mulher sim, porra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s