O Estatuto das Rosinhas

Por algum motivo eu não tenho muitas lembranças dos meus tempos de faculdade. Lembro de algumas aulas, de pouquíssimos professores e só dos meus amigos mais próximos, o resto é tudo meio embaçado.

O que eu mais lembro mesmo é dos eventos sociais da época, que eram muitos. Sempre tinham os barzinhos ali do lado da FAAP, as festas da GV que eu frequentava sempre e muitas saídas e viagens com meus amigos.

Tudo isso me veio à cabeça porque, outro dia, mexendo em uns arquivos aqui do meu computador eu achei o “estatuto das Rosinhas” e tive um acesso de nostalgia extrema lendo aquilo.

As Rosinhas eram um grupo de amigas que eu tinha e que ganharam esse nome porque sempre que a gente ia pra praia todas ficavam cor de rosa. Até ler o estatuto eu não me lembrava o quão próximas nós éramos naquela época e quão importante aquele grupo de amigas foi para mim.

Éramos uma espécie de irmandade, dessas que a gente vê em filmes americanos, em que uma está sempre cuidando da outra, como o manual deixa bem claro. A gente se ajudava dentro e fora da faculdade e fazíamos muitas coisas juntas.

Ao invés de ficar escrevendo sobre isso, vou copiar aqui o manual para você entender.

Em resposta às nossas mudanças, venho por meio deste colocar em papel, ou melhor, em meio eletrônico, algumas regras formuladas para os membros ou membras (hehe, palavra inventada por minha pessoa que será usada no decorrer do Estatuto) do Grupo acima descrito.
Paragráfo 1º - Um indivíduo, para ser considerado Rosinha deverá responder às características abaixo descritas nos artigos que seguem. 
Artigo Pirmeiro, é de obrigatóriedade do indivíduo membro saber a história da formação do Grupo, independetemente se estivesse presente ou não no momento da declaração do nome ou do porquê.
Artigo Segundo, todos e quaisquer indivíduos a serem consideradas Rosinhas tem que ao menos sair uma vez ao mês com o resto do Grupo, desculpas não serão acietas facilmente, vide Paragráfo 2º Artigo Quarto.
Artigo Terceiro, portarem bolsas chamadas corta-peitos, ou se preferirem "Poderosas", novo nome denominado às bolsinhas. Não é necessário o uso da mesma em todas as baladas, mesmo porque este é um grupo que respeita as características individuais de cada membra.
Artigo Quarto, sendo este último e mais importante, requer muita atenção. Uma membra da Rosinhas deverá estar de preferência sempre alegre e ser feliz, em todas as decisões e atitudes que tome, deverá ser sempre apoiada pelas membras do Grupo, exceto quando a escolha for muito absurda, ou o restante do Grupo, em total consenso, declarar que não apoiará. 
Paragráfo 2º - Para baladas e noitadas, devem ser respeitadas as necessidades de cada indivíduo, dentre as desculpas aceitas no Artigo Quarto deste Paragráfo, caso contrário esta poderá sofrer uma exclusão ou penas menores. 
Artigo Primeiro, o Grupo Rosinhas, não poderá, em hipótese alguma, ficar sem sair ao menos uma vez por mês, independente do lugar, da qualidade ou das companhias. 
Artigo Segundo, a cada primeira quinta-feira do mês, jantares já estão agendados e devem ser respeitados com a presença de TODAS as Rosinhas. Salvo as deculpas aceitas neste mesmo Paragráfo, Artigo Quinto. É de responsabilidade de uma Rosinha avisar com antecedência se a mesma pretende ser a anfitriã do jantar, pois os mesmos estão marcados para o mesmo lugar, sempre. Na casa da Rosinha Mari.
Artigo Terceiro, não existe limite de horário para saída ou chegada nas baladas, independente se apenas uma membra do grupo quiser permanecer no estabelecimento, as outras não serão obrigadas a se juntar. Portanto considerando o Paragráfo 1º, Artigo Quarto, "...em todas as decisões e atitudes, deverá ser sempre apoiada pelas membras do Grupo", salvo a excessão do mesmo Artigo, se uma membra quiser ficar até o final da noitada ou balada, TODAS terão que ficar. ( ESSE FOI O MELHOR ARTIGO hihi )
Artigo Quarto, a "ficada", item importante, pois será respeitado, como já mencionado no Paragrafo 1º, Artigo Terceiro, a indivivualidade de cada membra. Salvo se a mesma membra estiver na seguinte situiação: um ex boyfriend que aprontou ou que a mesma pediu para que as Rosinhas a alertassem de NÃO FICAR, então as membras irão fazer de tudo para impedir a "ficada", ou qualquer outra coisa que possa se seguir. 
Artigo Quinto, namoros. Item de extrema importância, uma vez que namoros tem relevância considerável. 
1º - Os namorados NÃO podem mandar nas Rosinhas de maneira que a mesma perca uma reunião de amigas, apenas porque o namo não gostou da idéia. 
2º - As Rosinhas nunca deixarão de sair juntas apenas porque os namorados não se dão bem, não que aconteça mas....
3º - Namorado algum deve ter maior importância do que as amigas. Amigas são pra sempre, namorados não. (meio forte, mas deve ser sempre lembrado). As Rosinhas não devem se preocupar muito com isso, pois como já mencionado respeitamos a individualidade e necessidades de cada Rosinha. É apenas pra pensar sobre isso.
Artigo Sexto, muito importante, uma vez que estas serão as poucas desculpas aceitas para que uma membra Rosinhas não saia em companhia do Grupo. 
1º - No caso de finais de semana, se a pessoa tiver outro domicilio, no caso em outra cidade, esta estará salva de penas ou exclusão. 
2º - Durante férias ou retiradas
3º - Saida com gatinhos, uma vez que, lógicamente, sem exagerar, do tipo todos os dias da semana com o gatinho, assim não né ??!!!!! 
4º - Doença CONTAGIOSA. 
5º - Motivos educacionais, considerando que algumas membras ainda estão na faculdade ou fazendo cursos adversos.  
Paragráfo 3º - Viagens e finais de semana. 
Artigo Primeiro, viagens constantes sempre serão agendadas, e neste caso não existe obrigatoriedade da presença de todas, uma vez que, como já mencionado, no Paragráfo 1º, Artigo Quarto, respeitamos a individualidade. 
Artigo Segundo, considerando apenas que uma membra simplesmente não queira ir por pura falta de vontade, então cabe ao Grupo a insistência pois a mesma pode se surpreender com a viagem. 
Artigo Terceiro, em caso de não comparecer na viagem, não é de obrigatoriedade das presentes contarem detalhadamente tudo o que ocorreu. Salvo se a ausente respeitar as desculpas do Paragrafo 2º, Artigo Quarto. 
Paragrafo 4º - Responsabilidades, como uma membra Rosinhas. 
Artigo Primeiro, sempre depois de qualquer balada ou noitada, alguém, a ser escolhido no dia, deverá se responsabilizar pelo "Resumo da Balada", o qual deverá conter TODOS os acontecimentos relevantes da balada anteriror. Artigo importantíssimo, que deve ser recolocado em prática o mais rápido possível.
Artigo Segundo, procurar estar sempre presente em momentos importantes, de uma membra, como aniversário, formaturas, festas etc.o qual exiga presença das Rosinhas. 
Artigo Terceiro, manter constate atualização de dados, no caso, gatinhos ou namoros, sem detalhes, mas ao menos nomes e lugares.  
Artigo Quarto, como de lei, o mais importante, estar sempre a disposição quando uma membra amiga Rosinha necessitar, independente do fato ocorrido, sempre ter um ombro amigo pra acudir.
Artigo Quinto, ser sempre feliz.
Paragrafo 5º - Definição de Hino Das Rosinhas. Como já definido anteriormente, em viagem feitas por alguma membras, o Hino do Grupo Rosinhas é: Dreams, Cranberries. 
Artigo Único, toda e qualquer membra do Grupo demoninado Rosinhas tem a obrigação de saber cantar o Hino. Que pode ser encontrado num email enviado por uma Rosinha.
Com isso encerro o estatuto das Rosinhas. Lógicamente poderá ser alterado com autorização da Presidente ou Vice. Se caso algum Paragráfo ou Artigo, não for aceito por alguma membra, que a mesma coloque em votação a exclusão. Se caso existe algum item que não foi mencionado e alguma membra gostaria de acrescentar, novamente peço que coloque em votação.  

E esse é o estatuto das Rosinhas. Isso foi por volta de 2002, quando computadores ainda eram novidade e a internet era uma selva.

Eu gostei de ler que o estatuto fala em respeitar as diferenças, em se apoiar e ainda fala na música hino, que é uma que eu amo até hoje, Dreams, do Cramberries, que a gente sempre cantava a plenos pulmões.

Já perdi o contato com a maior parte das Rosinhas, algumas eu ainda vejo pelo Facebook, mas se vocês estiverem por aí, espero que estejam bem, muito felizes e sempre sendo Rosinhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s