Pessoas evoluídas e os reality shows

Decidi escrever esse texto para tentar entender porque pessoas evoluídas assistem reality shows. Nesse momento eu não sei a resposta, mas como o processo de escrita me ajuda a entender algumas coisas, estou torcendo para que eu chegue ao fim desse texto com uma resposta razoavelmente boa.

Vou começar dizendo que eu amo reality shows. Não me acho que uma pessoa propriamente evoluída, mas sou uma pessoa que lê, que viaja, que tem uma certa cultura, ou seja, olhando de fora eu não sou o público alvo desse tipo de programa, ou será que sou?

Por muito tempo mantive minha fascinação por reality shows em segredo. Principalmente porque meu marido, esse sim uma pessoa evoluída, me questiona com frequência sobre esse meu gosto peculiar, me deixando assim com vergonha de trazer essa verdade à tona.

Outro dia eu estava assistindo tv e tomando uma tacinha de vinho, quando eu me atrapalhei e a taça caiu no chão e quebrou. Ele veio correndo ver o que está acontecendo, quando viu que eu estava assistindo The Circle, falou que tinha certeza que a taça tinha se jogado. Por essas e por outras que eu mantive esse segredo tão bem guardado.

Mas recentemente eu comecei a me arriscar um pouco e dividir essa minha paixão com algumas pessoas e, para minha total surpresa, a grande maioria delas também adora reality shows. E essas sim são pessoas evoluídas. Estamos falando de pessoas inteligentes, estudadas, interessantes, pessoas que eu nunca imaginaria que assistem esse tipo de coisa.

É importante dizer que eu não assisto esses realities acreditando que aquilo é tudo verdade, que não tem armação e tals, claro que eu sei que tem muita bobagem, mas o que me fascina é o comportamento das pessoas em geral, é ver como as pessoas reagem em certas situações e isso, mesmo com todas as armações, sempre tem alguma verdade.

Um bom exemplo é o Real Housewives de qualquer lugar. Esse é um reality show que mostra a vida de mulheres casadas com homens ricos em diferentes lugares dos Estados Unidos. Eu assisti Real Housewives of Atlanta, New York e Beverly Hills. Apesar da premissa do programa ser a mesma, o comportamento desse grupo de pessoas em cada localidade é diferente e coincide com o tipo de vida naquele lugar. Em Atlanta por exemplo, a maior parte das mulheres é casada com atletas ricos, em Beverly Hills com artistas e em NY com empresários ou elas mesmas são empresárias. Daí que vem a minha fascinação, ver como isso funciona.

Mas voltemos às pessoas evoluídas. Eu percebo que elas gostam de qualquer tipo de reality – relacionamento, casas, comida, gente pelada fazendo baixaria, rotinas da vida real. E assim como eu, essas pessoas não acreditam que aquilo tudo seja verdade, mas mesmo assim não conseguem parar de assistir.

Lá em cima eu usei a palavra fascinada, talvez seja isso. Acho que esse tipo de zoológico humano voluntário (sim, porque as pessoas estão lá por vontade própria), causa uma certa fascinação. É um estudo antropológico da raça humana na sua forma mais crua (e patética).

Talvez aí esteja a minha resposta, as pessoas evoluídas olham para esses programas com um olhar sociológico, olham de cima e pensam “onde isso vai parar”? Elas devem ver aquelas pessoas se mostrando e se comportando de forma tão animalesca na televisão e ficam fascinadas tentando entender o que leva uma pessoa a se sujeitar aquilo.

Já eu não, eu vejo realities porque eu estou tão cansada de tudo que, quando eu sento na frente da televisão, eu não quero ter que pensar. Eu olho para aquelas pessoas e não preciso fazer nenhuma reflexão sobre nada, tá tudo lá, explícito, é um descanso para o meu cérebro.

Menos hoje, porque hoje eu comecei a me questionar sobre isso e agora estou aqui, escrevendo esse texto e tentando achar respostas. Das duas uma, ou eu virei uma pessoa evoluída, ou virei um personagem de reality na vida real. Em breve saberemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s