Viajar sozinha é legal?

Claro que isso varia de pessoa para pessoa. Também depende do lugar, do tipo de viagem e até da fase da vida em que você está. Mas eu quero aqui contar da minha última grande viagem sozinha, em 2015, para a Costa Rica e Bocas del Toro no Panamá.

Eu tinha acabado de me casar quando fiz essa viagem. Mas como a gente iria mudar para os Estados Unidos no ano seguinte e esses dois lugares eu já sonhava em visitar, decidi fazer essa última grande viagem sozinha para me despedir.

A Costa Rica é um país com muitos lugares turísticos, é muito difícil decidir para onde ir. Tem toda a costa, com praias lindas, mas o interior do país é cheio de montanhas, vulcões e paisagens maravilhosas e claro, a floresta tropical, com aqueles milhões de bichos incríveis que eu tava doida pra ver.

Como não tinha tanto tempo e eu ia para o arquipélago de Bocas del Toro em seguida, decidi deixar as praias meio de lado e focar no interior e na floresta.

Cheguei em San Jose, a capital e por lá fiquei uns dias para fazer alguns passeios curtos pela região. Mas logo no primeiro dia eu já fiquei meio insegura. Achei o país machista, muitos homens perguntavam se eu estava viajando sozinha e sempre que eu ia a restaurantes, museus, ou qualquer outro lugar, tinha a sensação de que as pessoas estavam me olhando meio estranho. Claro que pode ter sido só impressão, mas eu não me senti a vontade, tanto que encurtei minha estada na capital e decidi seguir para outros lugares.

San Jose
San Jose
San Jose
Restaurante
Só um camaleão de bobeira

De San Jose fui fazer um passeio ao vulcão Irazu, o mais alto e talvez mais famoso da Costa Rica. O vulcão era legal, mas os animais que eu encontrei pelo caminho foram a melhor parte, incluindo um monte de bichos preguiça, que estavam por todos os lados (nem achei fotos do vulcão).

Saindo de lá segui para o Parque Nacional do Vulcão Tenório, onde eu fiquei em um chalé maravilhoso com vista para o vulcão. Mas quase não dormi direito, porque o hotel estava vazio e eu ouvia muitos homens conversando a noite do lado de fora. Falei com a dona do hotel e ela me disse que eram os funcionários, que eu podia ficar tranquila, mas eu não fiquei.

Foto da janela do meu chalé

Desse mesmo lugar eu fiz um passeio de um dia para o Rio Celeste, um rio muito azul no meio de um parque. A caminhada é pesada, mas mais uma vez vale a pena pela bicharada.

Esse preguiça foi atravessar o fio, cansou e dormiu ali no meio mesmo

Esse parque nacional em que eu estava também é famoso por suas termas e obviamente que eu fui conhecer uma delas. Não me arrependi.

Minha próxima e última parada na Costa Rica foi o Parque Nacional Tortuguero, onde eu fiquei em um resort muito legal. Nesse lugar eu não fiquei com medo, ele estava cheio e era super familiar. Inclusive fiz amigas, duas senhoras dinamarquesas que estavam viajando juntas e com quem eu tenho contato até hoje.

Esse resort ficava bem na “esquina” de um rio com o mar, assim que chegamos o guia avisou que era melhor não entrar em nenhum dos dois porque “existiam ali animais que estavam muito acima de nós na cadeia alimentar”, palavras dele.

Para chegar lá tivemos que pegar um barquinho, que estava cercado de jacarés o caminho inteiro, tranquilo.

A entrada do resort
Primeiro funcionário a nos receber
As dinamarquesas

O resort era cheio de animais de todos os tipos por todos os lados. Não dava nem tempo de tirar foto de tudo, incrível demais.

Uns morceguinhos de bobeira do lado de fora da minha janela
Tem um jacaré ali
Uma família de macacos

Desse hotel eu fiz um passeio noturno pela floresta. Vimos tantos, mas tantos bichos que eu nem pude acreditar, mas era muito difícil tirar fotos.

Ache a cobra

Todos os guias que eu peguei na Costa Rica foram tão incríveis. Extremamente respeitosos comigo e com a natureza. Sabiam absolutamente tudo e só pelo barulho eles sabiam onde os animais estavam escondidos. Nunca em minha vida eu vi guias tão preparados.

Saindo da Costa Rica eu peguei um mini aviãozinho para Bocas Del Toro, um arquipélago pertencente ao Panamá, porém mais próximo da costa da Costa Rica.

Eu passei 6 dias em Bocas del Toro e choveu todos os dias. Todos. Meu hotel era uma palafita, não tinha como sair sem um barco e os barcos não estavam funcionando porque estava chovendo demais, eu assisti todas as temporadas de Homeland. Mas consegui fazer um ou dois passeios rápidos quando a chuva dava uma trégua.

O meu hotel, aquele deck era a área social
O hotel visto de frente
Vista da janela do meu quarto

Um dia consegui fazer um passeio para essa ilha Bastimento, que é linda, mas o dia estava bem nublado.

Outro dia consegui fazer um passeio rápido pela ilhazinha onde ficava o meu hotel.

Cachorro do hotel

E um outro dia eu consegui ir para o centrinho. Pior ideia da minha vida. Fui abordada por vários homens estranhos, me senti extremamente mal e com muito medo, voltei correndo (ou de barco) para o hotel.

Da minha cama vendo o mundo cair lá fora

A viagem toda foi maravilhosa e como vocês podem imaginar, eu voltei sã e salva. Mas eu não faria essa viagem sozinha novamente. Por muitas vezes eu achei que alguma coisa ia acontecer comigo, dormi mal muitas noites e não consegui aproveitar tudo que eu queria por medo de sair sozinha.

Não sei se foi o lugar ou se eu já estava mais velha e com menos coragem, mas eu fico feliz de agora sempre ter compania para viajar. Além de eu me sentir mais segura, sempre tenho com quem conversar.

É uma pena, pois viajar sozinha é uma coisa que eu sempre gostei de fazer, mas talvez com a idade eu tenha ficado mais seletiva em relação à conhecer pessoas aleatórias e fazer programas meio sem noção. Mas quem sabe esse post não me anime a tirar uns dias e viajar sozinha por aí, só pra confirmar 🙂

2 comentários sobre “Viajar sozinha é legal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s