Envelhecendo um mês a cada dia

Sabe aquele ditado que diz que estar perto de pessoas jovens te torna mais jovem? Quem inventou isso não conhece a minha filha, ou a mim.

Aqui em Portugal ainda estamos em confinamento total, o que significa que além de as escolas e creches estarem fechadas, as praias, parques, playgrounds e áreas públicas também estão. E como desgraça pouca é bobagem (esse sim um ditado bem conectado com a realidade) ainda tá chovendo todos os dias.

Todo o santo dia eu tenho que passar o tempo inteiro com a Lara, ou pelo menos das 8 as 5, enquanto Paulo Eduardo trabalha. E sem poder sair. Com lojas de brinquedos fechadas. E sem ninguém pra me ajudar.

Eu sei que cuidar de uma criança de um ano e meio é fichinha para algumas pessoas, mas eu não estou entre essas pessoas. Estamos trancadas em casa com os cachorros, os quais ela aterroriza sempre que possível e com os poucos brinquedos que ela tem.

E pra todo mundo que fala “passa rápido”, “aproveita pra ver ela crescendo”, “você vai sentir saudade”, etc, eu sei de tudo isso e não discordo, mas os dias são lentos e os cabelos brancos são cada vez mais.

E a cada semana eu relaxo um pouco mais nas regras. No começo só podia brincar de giz no quintal, não podia andar de motoca na sala, os bloquinhos de madeira só podiam ficar no quarto, não pode chegar perto da lenha da lareira e todas essas outras ilusões de maternidade e casa perfeita que foram se desintegrando com o passar do tempo.

Essa semana, quando eu fiquei sabendo que as escolas não vão abrir até o meio de Março, eu entreguei ao divino. Agora é giz na parede e nos cachorros, desce e sobe escada de motoca, bota lenha no forno, liga a máquina de lavar louça várias vezes, arrasta as cadeiras pra todo lado e, não se surpreendam, se semana que vem ela estiver correndo com facas sozinha pela rua, porque meus amigos, tem aqui uma mãe cansada envelhecendo um mês a cada dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s