O que é que Portugal tem…

Faz um tempinho que eu estou ensaiando pra escrever sobre algumas curiosidades que eu encontrei aqui em Portugal. Claro que, confinada na minha região e estando aqui há apenas 3 meses, ainda não tenho uma grande lista, mas tem algumas coisas que vale a pena compartilhar.

Todas essas observações foram feitas na região de Lisboa-Setúbal, pode ser bem diferente no resto do país, espero descobrir em breve 🙂

Estacionamento na rua – Vale tudo

Uma das primeiras coisas que a gente notou aqui é que, se não tem placa dizendo que é proibido você pode estacionar. Em cima da calçada, no canteiro, numa praça, na rotatória, não importa, não tem placa pode parar.

As casas não são preparadas para o frio

É verdade que esse ano a temperatura está excepcionalmente gelada nesse inverno, mas independente disso, a maior parte das casas e apartamentos não são preparados para o frio. Nós que viemos dos Estados Unidos estamos sentindo uma diferença enorme porque lá as casas tinham aquecimento central, podia estar nevando e você estava de calça e camiseta na sala. Mas aqui, além de não terem aquecimento, as casas não têm isolamento térmico, o frio entra e o calor sai e a gente tá sempre congelando.

Temos uma lareira e um aquecedor a gás no andar debaixo, mas como a sala é aberta e teto é alto, o ar quente sobe e se espalha. No quarto da Lara temos um aquecedor a óleo que fica ligado a noite. Tínhamos um no nosso, mas descobrimos, da pior maneira, que se ligarmos os dois ao mesmo tempo cai a luz da casa inteira. E agora estamos procurando uma solução para a saída do banho, principalmente da Lara, mas nossa também, os poucos passos do banheiro até o quarto congelam até a ponta do nariz.

Enquanto isso ficamos andando de casaco pela casa, aliás quando está sol, dentro de casa fica mais frio do que fora…

E a umidade não é para os fracos

Está sempre escorrendo água das janelas e tudo mofa. Como vocês podem ver na foto, nesse dia estava 100% de umidade, eu nem sabia que isso era possível!

A comida… minha gente, que maravilha!

Não estou falando de comida pronta não, tô falando das coisas in natura mesmo – frutas, legumes, feijão, arroz, temperos, etc. Esses ingredientes têm um sabor aqui que eu nunca vi. Acho que talvez porque a gente estava nos EUA e lá quase tudo é geneticamente manipulado, comer essas coisas aqui deu um outro sentido para as nossas refeições, é tudo tão cheiroso e saboroso que dá pra viver só de plantas (meu marido discordaria).

Os prédios são grudados, dá um pouco de aflição

Na maioria das construções não existe separação entre os prédios, eles são diferenciados somente pelas cores. É meio aflitivo de ver aquele monte de janela grudado, eu imagino que dá pra ouvir tudo que acontece com os vizinhos.

É normal secar roupa no varal pra fora da janela

Na verdade é normal secar roupa em qualquer lugar. Não sei se eles não têm máquina de secar ou se preferem secar ao sol, mas pra onde você olha tem roupa pendurada. Isso nos Estados Unidos era proibido, estava no contrato de aluguel, mas aqui parece ser a regra.

Essa foto abaixo foi em Évora. A pessoa simplesmente colocou o varal no meio da rua porque era onde tinha sol.

Todo mundo fala inglês

Tá bom, não é todo mundo, mas não falar inglês aqui é a exceção. Em mais de uma ocasião pessoas começaram a falar em inglês comigo sem nem perguntar se eu falava. Mas pelo que eu sei isso é mais ou menos a regra na Europa, as pessoas dos países que não falam inglês começam a aprender desde cedo (e de uma forma efetiva, não como no Brasil que as crianças precisam ir para uma escola de idiomas).

Os cachorros

A primeira coisa que eu notei aqui é que as pessoas adoram vira-latas. Aqui onde eu moro eu vi pouquíssimos cachorros de raça (o que me deixou muito feliz).

Mas a forma como eles tratam os cachorros é diferente. Muitos deixam os cachorros passearem pela rua, andam na praia ou na rua sem coleira e não entram dentro de casa. Bem diferentes do que estávamos acostumados.

Por enquanto é isso. Em breve volto com mais curiosidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s