As minhas minhocas estão trabalhando!

Há mais ou menos três anos eu comecei a entrar em uma pegada mais ecológica, consumindo menos plástico, parei de comer carne, reciclagem e a coisa toda.

E pra dar sequência ao processo de “eu quero abraçar árvore e ser feliz”, assim que mudamos para Portugal eu comprei uma composteira doméstica, algo que eu já queria há muito tempo!

Quem me conhece ficou um pouco surpreso, já que a compostagem é feita por minhocas e eu não sou exatamente conhecida pela minha afinidade com pequenos animais de aparência duvidosa. Mas eu não deixei esse pequeno probleminha me parar, eu tercerizei a lida com as minhocas para o meu marido e o problema foi resolvido! Brincadeira, eu comprei uma luva de jardinagem.

Pra ser honesta eu achei que ia ser mais fácil, que era só botar as minhocas na caixa, jogar os restos orgânicos e deixar lá até a caixa encher, mas não é bem assim. Primeiro tem que fazer uma caminha de papelão para as minhocas, aí faz um buraquinho e coloca as bichinhas ali no meio. Depois tem que esperar uns 5 dias até as minhoquinhas se aclimatarem, porque elas chegam com jet lag (e eu não estou brincando).

Passado o periodo de ajuste, eu comecei a colocar os restos de comida na caixa, mas aí descobri que precisava cobrir com serragem. E não é qualquer resto, não pode comida temperada, frutas cítricas, ervas aromáticas com moderação e por aí vai.

Mas faz um mês que eu comecei a compostar e agora já tá muito mais fácil, já entrou na rotina, e as minhoquinhas finalmente começaram a produzir o chorume, que é o líquido que sai da compostagem e é um adubo poderosíssimo! O chorume tem cor de terra e não tem cheiro de nada.

Outro dia eu entrei em pânico porque comecei a ver algumas minhocas na parede da caixa. Liguei correndo pra uma amiga entendida do assunto e ela me explicou que é normal, que elas estão explorando o ambiente. E eu nem imaginava que minhocas podiam ter uma vida tão emocionante.

Se alguém está pensando em começar a compostar, recomendo muito os vídeos da Morada da Floresta, muito fáceis de acompanhar!

Para quem está em Portugal, a minha composteira é da Planeta Huerto, uma loja espanhola fantástica, vale a pena dar uma olhada!

Um comentário sobre “As minhas minhocas estão trabalhando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s